Tudo sobre Houses

O Tibia oferece a possibilidade de se obter uma casa dentro do jogo, a qual pode decorada e usada para descanso, proteção e armazenamento de itens; é até mesmo possível uma guild ter um local para ser a sua sede (esse tipo de casa é chamada de guildhall). Elas podem ser obtidas por meio de leilão ou através de outro jogador que tenha uma, e então é necessário pagar um aluguel (em dinheiro do jogo) o qual depende do tamanho e localização da casa. Apenas pode entrar na casa o dono ou quem ele permitir.

Nesse artigo entraremos em maiores detalhes sobre os benefícios de uma casa, o processo de se obter uma, decorá-la e editar a lista de quem pode entrar nela.

Casas são construções particulares que podem ser alugadas pelos jogadores, e apenas o dono delas e quem ele permitir podem entrar nelas. O aluguel é pago mensalmente com dinheiro do jogo, não dinheiro de verdade. Isso pode ser óbvio para a grande maioria, mas já teve gente que entendeu errado enquanto eu explicava no Tibia... Então melhor deixar claro ;-).

Há basicamente dois tipos delas: as casas normais (houses, em Inglês), que servem como moradia para um jogador ou um grupo pequeno; e as guildhalls, que são bem maiores e servem para uma guild inteira morar e/ou ter como sede. Em ambos os casos, é necessário possuir
Premium Account para ter uma casa, e para ter uma guildhall é necessário ser líder de uma guild. A maior parte das casas são encontradas nas grandes cidades do jogo, mas é possível encontrar nos mais diversos locais.

As casas são uma boa forma de proteção, já que não é possível ser atacado dentro delas. elas são o que se chama de "protection zone" ou simplesmente PZ. Como em qualquer PZ, quem está em uma não regenera HP ou mana se comer alguma coisa (contudo há uma outra forma de recuperar em uma casa, que será discutida mais adiante), mas por outro lado, quem estiver dentro de uma casa está seguro porque não pode ser morto ou ter as suas coisas lá dentro roubadas (isso considerando que o dono da casa não convide qualquer um para entrar nela...).

A grande maioria das casas possui pelo menos uma cama, a qual pode ser usada apenas por jogadores com Premium Account e servem para o personagem descansar e se recuperar. Apesar de um jogador não regenerar mana e HP enquanto está de pé em uma casa, é possível recuperar enquanto se está dormindo em uma cama se o personagem comeu alguma coisa antes de dormir (vale ressaltar que um personagem que vai dormir é deslogado do jogo). Dormindo também se recupera soul points, que são necessários para usar certas magias, os soul points são recuperados independentemente de se ter comido ou não. O processo de regeneração é mais lento do que se o personagem estivesse logado, porém é uma boa forma de se recuperar mesmo quando não se está jogando.

Enquanto que há um limite de itens que se pode armazenar em um depot, não há limite em uma casa. Ela pode ser usada para guardar ou exibir os itens do personagem, e eles estarão seguros contra roubo se o dono não convidar ninguém mais para entrar na casa. Também é possível comprar os mais diversos tipos de móveis para decorar a casa.

Todos esses são os benefícios "tangíveis", mas não podemos esquecer dos benefícios mais "subjetivos". Uma bela casa com vários quartos e camas também dão um certo prestígio, sem falar que é possível exibir itens dentro de uma casa, o que excelente para mostrar a todos os frutos do seu trabalho duro.

Há duas formas de se conseguir uma casa: vencendo o leilão de uma ou comprando de um jogador que tenha. Contudo, existem algumas restrições que devem ser observadas:
  • apenas jogadores com Premium Account podem ter casas (muito embora não seja preciso ser Premium para poder ser convidado a entrar em uma casa)
  • é permitido ter apenas uma casa por mundo de jogo
  • não é permitido ter mais do que três casas no total (sem contar as guildhalls)
  • apenas líderes de guilds poderão alugar guildhalls, mas eles poderão fazer isso mesmo que já tenham três outras casas
  • não é possível dar um lance em uma casa no leilão ou comprar uma de outro jogador se já há um outro lance dado (não é possível retirá-lo ou dar lance em outra casa, a não ser que o lance seja superado ou se vença o leilão)
  • não é possível obter uma casa se há menos de 30 dias o jogador perdeu uma por não ter pago o aluguel
Vejamos agora cada uma das duas formas de obter uma casa.

O leilão de uma casa não é feito dentro do jogo, e sim no site oficial do Tibia. A parte sobre casas do site se encontra na seção "community" (conforme mostrado ao lado), lembre-se que "casas" em Inglês é "houses".



Na página de casas, há várias opções para te ajudar a encontrar a casa que você quer:

As opções para se buscar por casas
  • World: o mundo de jogo onde se encontra a casa
  • Town: a cidade onde a casa está registrada, que é a cidade onde a casa se encontra caso ela esteja em uma cidade que possua banco e depot, ou a cidade com tais coisas mais próxima caso a moradia esteja em outro local
  • Status (parte superior): "all states" mostra todas as casas, enquanto que "auctioned" mostra apenas as casas em leilão e "rented" apenas as casas alugadas (se está interessado em participar do leilão de uma casa, é recomendado escolher "auctioned")
  • Status (parte inferior): a opção "houses and flats" é para mostrar apenas as casas normais, enquanto que "guildhalls" é para exibir apenas as guildhalls (essas últimas só podem ser alugadas por líderes de guilds)
  • Order: é a ordem na qual a lista de casas será exibida; "by name" (ordem alfabética), "by size" (ordem de tamanho), "by rent" (ordem por valor de aluguel), "by bid" (pelo valor do lance), "by auction end" (pela data do término do leilão)
Marcadas todas as opções de acordo com a casa que você busca, clique em Submit para prosseguir. Em seguida será mostrada uma lista de todas as casas que atendem aos critérios que você especificou, ela se parecerá com algo do tipo:

Exemplo de lista de casas

A lista tem o nome da casa ("name"), o preço do aluguel ("rent"), o tamanho ("size", lembrando que 1 sqm é 1 quadrado), a situação da casa ("status", se está em leilão ou não e quanto falta para ele acabar, e os lances - explicaremos melhor sobre lances um pouco mais adiante). Clique em View para visualizar os detalhes da casa que tiver interesse:

Detalhes da casa

Aparece a localização da casa, o nome dela, o seu número de camas ("bed"), o tamanho ("square meters", que no jogo é o número de quadrados que a casa ocupa), o preço do aluguel (em "gold", o dinheiro do jogo), o mundo de jogo do qual o dinheiro do jogo (não o de verdade) será debitado (ele é tirado da conta bancária do personagem no respectivo mundo), a data e hora do término do leilão (essa data é sete dias depois que o primeiro lance foi dado), o valor do lance mais alto até então, e o nome em azul de quem deu esse lance. Se tem o interesse de dar um lance pela casa, clique em Bid.

Será necessário agora entrar com o número da sua conta e senha, se ainda não tiver o feito, e então terá de preencher as seguintes informações:

Tela do lance

"Your Limit" é o seu limite, que é o máximo que deseja dar de lance pela casa (não necessariamente você vai ter de pagar todo o valor que digitar); tenha em mente que o limite mais o valor do aluguel não pode ser maior do que o que você tem na conta banco do personagem que está usando. "Your Character" é o personagem com o qual você quer comprar a casa (só pode dar lances um personagem que não estiver logado no Tibia no momento). Em seguida, clique em Submit e será mostrada uma página para você confirmar os dados:

Tela de confirmação dos dados

Se os dados estiverem corretos, digite a sua senha ("password") e clique em Submit, e pronto! No exemplo acima, o limite foi de 2500 gold e o aluguel é de 765 gold. Esses dois valores serão debitados da conta bancária do personagem em questão, nesse caso o débito total será de 3265 gold. Caso o personagem não vença o leilão, esse valor será devolvido a sua conta bancária; caso ele vença, a quantidade desse valor que não for gasta será devolvida.

Esse é um ponto que confunde muita gente, então vamos explicar melhor essa diferença entre lance ("bid") e limite ("limit"). O lance é o valor que é oferecido pela casa, enquanto que o limite é o valor máximo que você deseja ter como lance. O limite você diz ao jogo, o lance o jogo ajusta automaticamente dentro do valor que você especificou: o jogo oferece o menor lance possível que faça com que você lidere o leilão mas não ultrapasse o máximo que deseja pagar. Caso alguém ofereça um limite maior do que o seu, essa pessoa passará a liderar o leilão porque o jogo não põe um lance acima do seu limite. É possível um jogador mudar o seu limite no decorrer do leilão (desde que não seja para um valor menor do que o lance atual), e se o limite for superado é possível oferecer um novo.

É mais fácil entender com um exemplo:
Digamos que o Jogador A foi o primeiro a oferecer um limite pela casa, e ele ofereceu 3000 gold. Como ainda ninguém tinha oferecido nada pela casa, então o jogo ajustará o lance para zero gold. Depois vem o Jogador B e oferece um limite de 1200 gold, esse ainda é menor que o limite do outro jogador (3000 gold) e então o jogo ajusta o lance do Jogador A para 1201 gold (que é a quantia necessária e suficiente para superar a oferta do Jogador B), e o Jogador A continua liderando o leilão. Porém em seguida vem o Jogador C e oferece um limite de 5000 gold, o que é maior que o que ofereceu o Jogador A; então quem passará a liderar o leilão será o Jogador C, e o jogo ajustará o seu lance para 3001 gold (que é o necessário e suficiente para cobrir a oferta do Jogador A).

É importante ressaltar que não dá para conhecer o limite do outro jogador, a única coisa que é exibida é o lance atual dele, assim superar um dado limite pode ser um processo de tentativa e erro. Um mesmo jogador pode oferecer um novo limite a qualquer momento, podendo assim tentar superar as outras pessoas. Quem possuir o maior lance no instante que o leilão terminar fica com a casa, evidentemente. Ao vencedor será devolvida ao banco a quantia do limite não usada no lance, e aos demais será devolvido todo o dinheiro que ofereceram.
Se você ainda não entendeu como funciona o leilão, calma você não é a única pessoa ;-), pense da seguinte forma:
O valor de lance ("bid") que você vê não é o maior valor que ofereceram pela casa, e sim o segundo maior. Como você não tem como saber qual é o maior valor, então você terá de tentar superá-lo por tentativa e erro.
Uma coisa importante a se ter em mente: se você está liderando o leilão, não tem como remover o seu lance ou dar lance em uma outra casa. Então é bom pensar bem antes de oferecer algo pela casa.

2.2 Comprando de outro jogador

É possível comprar uma casa do seu dono, sem a necessidade de um leilão. Isso é especialmente útil se a casa que você quer já pertence a alguém. Há duas formas de se saber o dono de uma casa:
  • você pode pesquisar por ela no site do Tibia, conforme explicamos na seção anterior (dessa vez pesquise apenas por casas alugadas), e visualizar os seus detalhes para saber quem é o dono
  • dentro do jogo, vai até a casa e dá "look" na porta dela
Então será preciso entrar em contato dentro do jogo com o dono da casa, e tentar negociar a compra dela. Caso vocês entrem em acordo sobre um valor, o dono da casa poderá ajustar no site do Tibia o preço e data da troca (explicaremos como fazer isso na seção sobre se mudar da casa). Então você vai até a página de detalhes da casa no site do Tibia, da mesma forma como explicado na seção anterior (dessa vez pesquise por casas alugadas), e clique no botão Accept:

Detalhes da casa

Agora você terá de de digitar a sua conta e senha, caso ainda não o tenha feito. Então a próxima página perguntará se você quer ou não a casa:

Aceitando a casa

Se esse for o preço que vocês combinaram, escolha a opção "Yes" para aceitar. Obviamente, a opção "No" é para rejeitar a troca. Depois de ter escolhido a opção, digite a sua senha ("password") no local apropriado e clique em Submit.

Pronto! Se você aceitou a troca, a casa será sua na data combinada e o dinheiro será debitado da conta bancária do seu personagem e creditado na conta do antigo dono.

3. Gerenciando a casa

3.1 Pagando o aluguel

Se você obteve uma casa através do leilão, o primeiro aluguel é cobrado no dia que você conseguiu a casa, e os próximos serão cobrados de 30 em 30 dias. Vale ressaltar que você só paga o lance vencedor ao término do leilão, nos meses seguintes você só paga o aluguel. Se comprou a casa de uma outra pessoa, a data do aluguel continuará a mesma da do dono anterior. Caso não saiba a data do vencimento do seu aluguel, faça uma pesquisa no tibia.com pelo nome do seu personagem que é dono da casa, nos dados do personagem aparecerá a data do próximo aluguel.

Na data do aluguel, o valor dele é debitado da conta bancária do personagem. Se ela não possuir dinheiro o bastante, o personagem receberá no depot de onde a cidade está registrada uma carta dizendo que ele possui sete dias para pagar, e assim por diante caso ele continue sem pagar. Caso o prazo de sete dias acabe e o aluguel não foi pago, o personagem perderá a casa, ela será posta em leilão, e qualquer outro personagem da pessoa não poderá obter outra casa por 30 dias. Ao se perder a casa todos os itens portáteis dentro dela serão transferidos ao depot do dono na cidade onde está registrada a casa.

3.2 Decorando a casa

Toda a cidade possui uma loja de móveis e outras decorações. Estão disponíveis cadeiras, mesas, guarda roupas, untensílios de cozinha, cortinas, etc. Para uma lista completa dos móveis e decorações, você pode dar uma olhada no TibiaWiki. Quando você compra uma coisa não portátil, como uma mesa, ela vem em um kit de construção, o qual pode ser aberto apenas dentro da casa; quando ele é aberto, ele se torna em seu respectivo item. Vários móveis podem ser girados, para isso basta clicar neles com o botão direito do mouse e escolher "rotate".

O pessoal normalmente também costuma decorar a casa com os itens que ganham ao longo de suas aventuras, especialmente as coisas mais raras. Isso é um jeito de mostrar aos outros os próprios esforços.

Apesar de apenas quem for convidado poder entrar na casa, é possível que qualquer um jogue lixo dentro dela se as portas ou janelas estiverem abertas, estragando assim a decoração da casa. Por isso, é recomendável mantê-las fechadas.

3.3 Dando permissões

Em princípio, apenas o personagem que é dono da casa pode abrir as suas portas ou entrar nela, mas é possível conferir esses direitos a outros personagens. Embora isso seja possível, não é aconselhado pois nada impede que a outra pessoa que consiga entrar de roubar as coisas da casa, mas ainda assim é uma função interessante para permitir que outros personagens da mesma pessoa dona da casa entrem. Também é possível tornar outros personagens "sub-donos" da casa, o que lhe dá o direito de editar a lista de pessoas que podem entrar e expulsar pessoas da casa.

Para editar a lista de pessoas que podem entrar na casa o dono ou o sub-dono deve estar dentro da casa, e dizer as palavras mágicas aleta sio, e então a lista de convidados da casa aparecerá. As listas de permissões da casa se parecem com o seguinte:

Lista de convidados da casa

Então digitasse na lista o nome dos personagens que se quer dar permissão (deve-se digitar um nome por linha), e então é só clicar em "OK".

No caso de uma guildhall, normalmente é o interesse de se dar acesso a todos os membros da guild ou a uma boa parte deles, e há uma forma mais fácil de se fazer isso em vez de digitar os nomes dos membros um por um. Basta digitar o seguinte em uma das linhas da lista: nome do rank@nome da guild (isso dará a permissão a todos os membros de um certo rank da guild). Caso se queira dar permissão a todos da guild, o que se deve escrever é: *@nome da guild (todos que fazem parte da guild terão permissão, mesmo que tenha se juntado a ela depois de a lista de convidados ter sido editada, e quem sair da guild perde automaticamente a permissão).

Às vezes é o interesse excluir certas pessoas da guild da lista de permissão, mesmo tendo usado o comando para dar permissão a todos ou a um rank da guild. Para excluir alguém, deve se digitar na lista de convidados o seguinte: !Nome do personagem (um ponto de exclamação seguido do nome).

As outras listas de permissões são editadas da mesma forma, então não preciso explicar issso de novo. Preciso apenas dizer as palavras mágicas para editar cada uma:
  • aleta grav (dito em frente de uma porta): edita a lista de quem pode abrir a porta, isso é especialmente útil para criar quartos particulares em casas grandes ou guildhalls (observe que uma vez que a porta estiver aberta, qualquer um com permissão de entrar na casa poderá passar pela porta)
  • aleta som (dito em qualquer local da casa): edita a lista de sub-donos
Há ainda uma outra palavra mágica que permite ao dono e sub-donos expulsarem alguém de dentro casa: alana sio "Nome do Personagem" (a pessoa expulsa será transportada para o lado de fora na porta de entrada da casa). Qualquer um dentro de uma casa pode usar essas palavras mágicas para expulsar a si próprio, o que é especialmente útil no caso de ficar trancado do lado de dentro da casa.

3.3 Dicas de segurança

Tudo o que estiver dentro da casa está seguro, se mais ninguém além do dono puder entrar. Então pense duas ou três vezes antes de dar permissão a outra pessoa para entrar na casa, pois qualquer um que consiga entrar pode pegar o que há dentro da casa (para que você nem fique na dúvida se vai ser roubado ou não, sequer permita que outros além de você entrem mesmo).

No caso de uma guildhall a situação é mais delicada, porque ela é em princípio para ser uma moradia para várias pessoas. Então, não deixe nada seu dentro de uma guildhall porque não há nada que impessa o líder da guild de expulsar a todos da casa e ficar com tudo o que tem dentro (sei bem que a maior parte dos líderes não faria isso, mas basta uma pequena parte para arruinar tudo...). O grande interesse de se ter uma guildhall é como um ponto de encontro, abrigo contra agressores ou um local extra para dormir; contudo usar ela para guardar itens é bem arriscado (a não ser que o líder e a sua guild sejam muito, muito, mas MUITO confiáveis mesmo).

Se alguém te convidar para dentro de uma casa ou guildhall, nunca (eu disse NUNCA!) ponha as suas coisas no chão. O dono pode usar as palavras mágicas de expulsar você, enquanto as suas coisas ficam lá dentro para ele pegar tudo. Se por acaso você acabar trancado do lado de dentro, não se esqueça que pode sair usando as palavras mágicas alana sio "Nome do seu Personagem".

4. Se mudando

É possível simplesmente sair da casa sem vendê-la a ninguém (nesse caso ela será posta em leilão), ou passá-la a um outro personagem por um certo preço. Para fazer qualquer um dos dois deve-se ir a página de detalhes da casa no tibia.com (já foi explicado como pesquisar pela casa quando falamos sobre obter casas). Nessa página, clique no botão Move Out. Será solicitada a sua conta e senha, se ainda não estiver logado no site. Na próxima tela você dirá o que quer fazer com a casa:

Saindo da casa

Marque a opção "Yes, I want to leave my house" se você for sair da casa. Em seguida, digite a data em que quer sair (ela tem de ser dentro dos próximos 30 dias). Se quando você sair quiser passar a casa para outro personagem, marque também a opção "and pass it too" e em seguida digite o nome de quem vai receber (é possível transferir a casa entre dois personagens da mesma conta) a casa e o valor (em gold, o dinheiro do jogo) que a pessoa vai pagar por ela (escreva 0 se vai passar a casa de graça). Então digite a sua senha ("password") no local apropriado, e clique em Submit. A outra pessoa terá de aceitar a oferta no site do Tibia, conforma já explicamos na parte sobre comprar casas de outros jogadores. Caso a casa não seja passada a ninguém, ela será posta em leilão.

Em qualquer momento antes do novo dono aceitar a troca, é possível cancelar ela (é possível cancelar a saída da casa a qualquer momento caso não se esteja passando a casa para alguém). Para isso, basta voltar naquela tela do "Move Out" e marcar a opção "No, I don't want to leave my house" para continuar na casa (aí é só digitar a senha e clicar em Submit).

Muito importante sobre vender casas a outros jogadores: se você fizer isso, remova todos os seus itens de dentro dela, pois o que estiver dentro passará para o próximo dono. Caso você só saia da casa, sem passar ela a ninguém, todos os itens portáteis dentro da casa serão movidos para o seu depot na cidade onde a casa está registrada.

Se você tem uma casa, não se esqueça de tomar os devidos cuidados com ela, para não ter a sua diversão estragada.

Créditos: Tudo sobre Tibia (http://www.tudosobretibia.com/2007/11/conseguindo-e-cuidando-de-uma-casa.html)

4 comentários:

Anônimo disse...

tem como cancelar um "bid" (lance)
dei um lance de 5 gold em uma casa e achei outra melhor, tem como cancelar?
valew

Anônimo disse...

Muito bom vlw cara :D

Anônimo disse...

eu dou a oferta(bid) só ke ai,a oferta aumenta pro cara que já esta comprando a casa,e não para mim.
Tipo,ele tava com oferta de 200gold,dai eu dei um bid de 250.
dai a oferta DELE aumentou pra 250,e o meu nome n foi para lá.. me ajudem plx?

Anônimo disse...

Mtoooo Bom valew só queria perguntar, posso ter 2 casas da mesma conta mais em worlds diferentes? vlllw

Responde o mais rápido possível pf ;)

Postar um comentário