Velocidades dos Personagens

Introdução
Nos tempos do velho client nós pulávamos de campo para campo, hoje nós suavemente andamos. Mas uma coisa ainda é de grande importáncia: a velocidade de movimento.

Durante os velhos tempos provavelmente era mais importante do que hoje você ser rápido, já que magias como haste (utani hur) e strong haste (utani gran hur) não existiam e também itens mágicos como boots of haste (boh), que são usadas por quase todos os tibianos de hoje em dia, ou time rings. Bem, time rings existiam, mas eles não tinham nenhuma outra função a não ser decorativa.

Porque a velocidade é tão importante? Ser rápido pode ser confortável quando você está se locomovendo de uma cidade para a sua área de caça ou para vender o loot, é a chave do sucesso para vencer monstros velozes como giant spiders (gs) ou orc berserkers – pelo menos para todos que não querem lutar corpo-a-corpo. É até inclusive mais importante no combate player versus player (pvp), e também para encontrar e lutar com um inimigo antes que ele fuja para um local seguro ou possa fazer logout ou or – se a coisa estiver feia pro seu lado – alcançar um local seguro antes que os inimigos consigam te cercar e consequentemente te matar.

O Básico
Toda entidade em Tibia que é capaz de se mover tem uma certa velocidade. Esta velocidade é fixa no caso de monstros (com exceção daqueles que podem aumentar sua velocidade com algum tipo de magia de haste) e personagens não-jogadores (NPC’s). A velocidade dos jogadores entretanto não é fixa como você provavelmente já notou. A velocidade do jogador depende do level. Quanto maior o level, maior a velocidade. Nos velhos tempos algumas vocações tinham vantagem sobre as outras (há muito tempo atrás os paladinos eram mais rápidos), mas hoje todas as vocações são iguais em termos de velocidade de movimento.

Um personagem recém criado, level 1, tem 220 de velocidade.
Agora, o que isto significa? Alguma coisa com 0 de velocidade não é capaz de se mover. O número 220 é um valor interno, o qual eu utilizarei para comparar com a velocidade dos monstros e dos jogadores. A cada level você adquire +2 de velocidade (juntamente com o acréscimo óbvio de hitpoints, mana e capacidade). Com alguns cálculos básicos nós percebemos que um personagem de level 111 se movimenta com o dobro da velocidade de um level 1 e alguém com level 221 será três vezes mais rápido.

Apesar de que todas as vocações são iguais na velocidade, ainda existem diferenças entre jogadores que têm o mesmo level. Esta diferença é entre os personagens "velhos" e "novos". Os velhos são aqueles criados por volta da época em que Nova foi criada (ou anterior), e os novos são todos aqueles que foram criados após isso. Obviamente a CIP ou mudou a fórmula de velocidae esquecendo de atualizar todos os personagens existentes ou simplesmente decidiu fazer com que os novos personagens fossem mais rápidos. Novos personagens são 20 pontos mais rápidos, totalizando 10(!) leveis de diferença. Então, um velho druid level 11 é tão rápido quanto um novo druid level 1. Seguindo este artigo eu usarei a velocidade dos novos personagens (a não ser que alguém se pronuncie ser contra).

Para calcular a sua velocidade use as seguintes fórmulas:


Velhos personagens: velocidade não-alterada = 200 + [2 * (level-1)]
Novos personagens: velocidade não-alterada = 220 + [2 * (level-1)]

exemplo: velho personagem level 154:
velocidade não-alterada = 200 + [2 * (154-1)] = 200 + 2 * 153 = 200 + 306 = 506



Aperfeiçoamente de velocidade através de itens e magias
Agora que você já sabe como funciona o básico da velocidade, agora vamos aos itens mágicos e às magias que "turbinam" a sua velocidade.

Atualmente existem dois itens que podem faze-lo mais rápido: BoH e time ring.

BoH podem ser utilizadas nos pés do seu personagem e aumentam a sua velocidade em +40 pontos. É o equivalente a ganhar 20 levels em termos de velocidade. A coisa boa é que ela nunca acaba. A desvantagem é que ela não oferece proteção (arm: 0).

Time rings podem ser utilizados no dedo direito do seu personagem e aumentam a sua velocidade em +60 pontos, o que equivale a 30 levels em termos de velocidade. A desvantagem é que cada anel dura apenas 10 minutos e é muito difícil de ser encontrado. A única fonte conhecida para os time rings (além das quests) são as Giant Spiders, que lhe dão como loot raro após mortas com sucesso

As magias que lhe fazem ficar mais veloz são haste (utani hur) e strong haste (utani gran hur). Enquanto haste pode ser utilizada por cada jogador premium account e sua respectiva vocação, strong haste é limitada por druids e sorcerers (premium account também é necessária). Os requerimentos básicos para ambas as magias devem ser preenchidos, é claro. Para haste são eles: 60 mana e magic level 4. Para strong haste: 100 mana e magic level 8. Haste dura 60 segundos enquanto strong haste dura apenas 40 segundos, mas oferece um ganho muito maior de velocidade. Agora temos a pergunta interessante: em quantos pontos as magias haste e strong haste aumentam a sua velocidade?

Após algum tempo de investigação eu obtive alguns valores para haste e strong haste, analisando o level e a velocidade de algumas pessoas. Entretanto o aumento de ambos não era um valor fixo como acontece com um dos itens mágicos e o acréscimo de velocidade também não era um valor percentual fixo. Mas eu ainda tinha alguns valores para continuar minhas pesquisas. Peguei esses dados que tinha e procurei diretamente pela fórmula. Como o acréscimo parecia linear, eu obtive uma fórmula básica para haste, mas não era o valor correto por várias razões. Uma delas é que os gráficos (para minha surpresa) não partiam do zero (x=0, y=0). Outro motivo é que cada valor estava arredondado, então a minha fórmula não era muito precisa.


O aumento de velocidade era exato, assim como eu precisava. Agora a única coisa que faltava era era adivinhar o valor exato em x=0 como a fórmula para gráfico linear é: y = m*x + n. Eventualmente eu encontrei o valor exato pelo qual eu procurava, fazendo uma fórmula precisa para calcular os efeitos do haste dependendo da velocidade não-alterada do personagem.

Aumento de velocidade com haste = velocidade não-alterada * 0,3 - 24

Exemplo: velho personagem level 154 (velocidade não-alterada foi computada na seçao de Básicos)
Aumento com haste = 506 * 0,3 – 24 = 151,8 – 24 = 127,8 arredondando = 126

Com o conhecimento que consegui, enquanto tentava descobrir a fórmula para haste, não demorei muito para descobrir o mesmo para strong haste.

Aumento de velocidade com strong haste = velocidade não-alterada * 0,7 – 56


Exemplo: novo personagem level 66 (observe a seção de Básicos para ver como calcular a velocidade não-alterada).
Aumento com strong haste = 350 * 0,7 – 56 = 245 – 56 = 189 arredondado = 188

Strong haste aumenta a sua velocidade 2,3 vezes mais do que haste, a desvantagem é que dura 20 segundos a menos, utiliza mais mana e pode ser usada apenas por magos.



Outras coisas que influenciam na velocidade de movimento
Todas as coisas ditas acima sempre serão aplicadas, mas algumas vezes você simplesmente nem percebe que você é rápido.

Quando você se movimenta utilizando teclas, sua conexão é essencial (ping). Um ping pode ser descrito como o tempo de resposta de um computador b para o sinal do computador a. No nosso caso, o ping significa o quão rápido o servidor de Tibia responde a um comando do seu computador. Quanto melhor (mais baixo) for o seu ping, mais rápido você poderá se mover utilizando o teclado. A velocidade de movimento do campo 1 para o campo 2 se dará no tempo correto. Mas se o servidor tiver que esperar por um novo comando(vindo do seu teclado, no caso), a velocidade média de um lugar para o outro será muito menor.

Se você usar a opção de andar automaticamente, clicando na tela ou no minimapa, você sempre andará mais rápido do que o seu personagem é apto. Ainda assim o comando do mouse precisa de um certo tempo para alcançar o server você pode reproduzir o mesmo efeito que o seu teclado, se clicar repetidamente próximo a você. Adicionalmente, o movimento com o teclado em alguns momentos será necessário para encontrar o caminho certo (seu computador tem que calcular qual o melhor caminho a partir da sua localização atual até o ponto que você clicou). Note que se o servidor está laggando para todos a sua velocidade vai aparentar menor do que o normal, mas já que está acontecendo com todos, isto não será um problema.

Quadros por Segundo (FPS) tem um impacto apenas subjetivo na sua velocidade. Você simplesmente não se moverá tão suavemente na tela, e vai ver as outras coisas se movendo devagar também. Entretanto, para os outros jogadores você estará se movendo como todo mundo.

Quanto ao efeito do solo, não podemos dizer nada com certeza. Apenas podemos afirmar que há uma classificação relativa que pode ser feita. Ex. lento - lama

Conhecimento escondido é conhecimento esquecido. Saiba o que eu sei.

2 comentários:

Lucas disse...

É muita matemática pra minha cabeça

Felipe disse...

Tá legal,mas a letra está muito pequena

Postar um comentário